Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Biguá, Bria e Jayme


Album do Futebol - Biguá.Bria e Jayme


Biguá. Bria e Jayme, a linha média do Flamengo na decisão com o Vasco em 1944.

Quando estava vivo, o craque Biguá do Flamengo relembrou a conquista do tri campeonato de 1944. Aqui está o relato do antigo jogador do Mengo.

Foi a maior emoção que tive como jogador do Flamengo. Nosso time ficou desfalcado durante toda a campanha do tri de seu maior jogador, o Domingos da Guia. Aliás, Domingos foi o maior jogador de futebol da sua época. Ele jogou conosco em 1942 e 1943, mas no ano seguinte foi para o Corinthians. O time sentiu muito a sua falta. Afinal era a nossa peça mais importante. Em seu lugar entrou Quirino, que procurou dar tudo de si para que ninguém sentisse a falta do grande Domingos da Guia. Mas não era a mesma coisa. Nosso técnico, Flavio Costa, costuma chamar o Quirino e dizer que ele podia jogar igual ao Domingos, bastava querer. O rapaz ficava empolgado e às vezes, até surpreendia, tal a sua vontade de vencer. Naquele ano, além de Domingos, o time ficou desfalcado de Perácio, que foi para a guerra. No seu lugar entrou Tião. Mas, da mesma forma que o Quirino não substituía bem o Domingos, o Tião não era igual ao Perácio.

A partida decisiva pelo tri campeonato foi contra o Vasco, na Gávea. Ganhamos de 1x0, no peito e na raça. Quando ninguém mais acreditava no titulo, eis que os jogadores se superaram e arrancaram o tri campeonato histórico para as cores rubros negros. Foi uma conquista memorável. O time do Vasco era superior ao nosso e estava completo. Mas nós tínhamos a vantagem de jogar em casa, onde dificilmente perdíamos. Pra falar a verdade esse era o nosso único ponto positivo e nós não podíamos deixar escapar um titulo tão importante, dentro do nosso terreno. Entramos em campo certos de que enfrentaríamos uma batalha dura, mas sabíamos também que cada um de nós daria o máximo para chegar a vitória. A vitória de 1x0, gol de Valido, foi contestado pelos vascaínos. Para o Flamengo o que interessava é que conquistamos o tri campeonato carioca em 1944 e aquele dia se tornou um dia de glória para os jogadores da Gávea. Foi um titulo muito importante e um dia muito especial na minha carreira – concluiu Biguá.

Fonte: http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=25768

Um comentário:

Anônimo disse...

Sensaciomal lembranca. Estas historias fazem a grandeza do Flamengo. Parabens a todos.