Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Pelé no Flamengo

 
Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, consagrado em todos os cantos do planeta e eleito o atleta do século, atuou, profissionalmente, em apenas duas equipes, além das seleções, brasileiras e regionais. Estes times foram o Santos, de 1956 a 1974, e o Cosmos, nos Estados Unidos, de 1975 a 1977, onde encerrou a sua carreira brilhante trajetória, após ser contratado para popularizar o futebol naquele país. Marcou, ao longo de sua carreira, 1281 gols, em 1375 jogos, com a incrível marca de 0,93 gol por partida disputada (quase um gol por jogo).

Em 1957, no início de carreira, chegou a atuar pelo Vasco da Gama, num combinado do time carioca e o Santos, durante um torneio internacional.

Entretanto, em uma única oportunidade, o maior jogador do mundo, vestiu a camisa do time de maior torcida do mundo - 33 milhões de torcedores, correspondente a 18,1% da população brasileira - segundo pesquisa IBOPE/LANCE realizada em outubro de 2004. O rei do futebol, aos 39 anos, jogou pelo Flamengo ao lado de Zico, ídolo maior da imensa nação rubro-negra, formando uma dupla dos sonhos.

Este jogo histórico foi contra o Atlético/MG, no Maracanã, no dia 6 de abril de 1979, numa partida que teve a renda revertida para as vítimas da enchentes ocorridas em Minas Gerais naquele ano.

Pelé atuou aos 45 minutos iniciais. Não fez gol, mas, em duas jogadas, efetuou tabelinhas sensacionais com o Zico, relembrando a antiga dupla Pelé e Coutinho.

O Flamengo, que começava a montar o time que dominaria o futebol brasileiro pelos próximos cinco anos, venceu o Atlético/MG, que também tinha uma grande equipe, por 5 x 1, após empate de 1 x 1 no primeiro tempo.

Este jogo, certamente, entrou para história do futebol brasieiro, pois foi a partida, a única partida, em que o maior jogador do mundo vestiu a camisa do time de maior torcida do mundo.

Dados da partida:
Flamengo 5 x 1 Atlético/MG
Local: Maracanã
Data: 6 de abril de 1979
Público: 139.953 pagantes
Renda: CR$ 8.781.290,00

Times:
Flamengo: Cantarelli; Toninho, Rondinelli (Nelson), Manguito e Júnior;
Andrade, Carpegiani (Ramirez) e Zico (Claudio Adão);
Tita, Pelé (Luizinho) e Julio César (Reinaldo)

Atlético/MG: João Leite; Alves, Osmar, Luizinho e Hilton Brunis;
Cerezo, Marcelo (Carlinhos) e Paulo Isidoro;
Serginho (Pedrinho), Dario e Ziza (Vilmar).

Gols: Marcelo (ATL), Zico (3), Luizinho e Claudio Adão.

Nenhum comentário: